domingo, 19 de outubro de 2008

Piauí: é feliz quem vive aqui

Hoje é dia do Piauí, meu estado tão querido e tão marginalizado... Tão lindo, tão vasto, tão cheio de riquezas naturais! É muito triste que, enquanto país, sejamos marginalizados lá fora, mas não enxergamos a marginalização que ocorre aqui dentro mesmo, quando só se é bom, legal e bonito quando se está no trecho BSB/SP/RJ/PR/SC/RS... E olhe lá!

*Quando falarem que o Piauí fica onde o vento faz a curva, diga que nós temos as melhores condições para a prática de esportes à vela e a geração de energia eólica.

*Quando falarem que o Piauí é quente, diga que aqui o sol brilha mais, por isso temos luminosidade e calor ideais para a fruticultura tropical.

*Quando falarem que o Piauí é seco, diga que nós fomos abençoados com uma das maiores reservas de águas subterrâneas do mundo; que temos o maior rio genuinamente nordestino, além de inúmeras barragens e lagoas que podem receber projetos de irrigação, psicultura e lazer!

*Quando falarem que no Piauí não tem petróleo, diga que nós já estamos na era da energia renovável, que fomos pioneiros no biodiesel e temos potencial para ser um grande produtor de combustíveis verdes.

*Quando falarem que o litoral do Piauí é o menor do Brasil, diga que nós temos o único delta em mar aberto das Américas e praias paradisíacas.

*Quando falarem que o piauiense é um povo primitivo, encha o peito de orgulho e diga que nós somos o berço do homem americano.
 *Quando falarem que a economia piauiense é pobre, diga que nós somos tão ricos em oportunidades que estamos crescendo mais do que a média nacional.

*Quando falarem que o Piauí tem problemas de saúde, diga que a nossa medicina é referência para o Norte-Nordeste e que os brasileiros de todos os cantos vêm se tratar aqui. E que o tratamento começa com a nossa maneira de receber bem as pessoas.

*Quando falarem do Piauí por desconhecimento, diga que nós temos a melhor escola de ensino médio do Brasil e uma bem estruturada rede de ensino público e privado, onde inclusive, pode-se aprender melhor sobre o nosso estado, o Brasil e o mundo.

*Quando falarem que o Piauí não produz nada, diga que nós somos recordistas na produtividade de grãos, o maior produtor brasileiro de cera de carnaúba, uma matéria-prima de larga aplicação industrial, o segundo maior produtor nacional de mel de abelha (com a vantagem que o nosso mel é de floração natural), que temos um dos maiores e melhores rebanhos caprinos do Brasil e tantas outras coisas maravilhosas que só vendo!

E para finalizar, vou deixar aqui o vídeo comemorativo sobre o dia do Piauí, que está sendo veiculado nas tv's estaduais.

video

Piauí: é feliz quem vive aqui!

3 comentários:

Tati disse...

Ah, que lindo seu amor pela sua cidade. Eu sou também sou completamente apaixonada pela minha, Boa Vista, em Roraima :) E sei muito bem o que é ter saudade de familia e amigos distantes!

Beijo grande

Loira e Morena disse...

ahh...eles eram moito fofos, né!!..rs
Quanto ao Davi, é ele precisava se tratar..mas nao adimite fazer terapia..preconceito bobo!!!..hehe

Ah, sua cidade deve ser lindaa, mesmo!!!

Beijocas da Loira

Patricia C. disse...

que vontade de cruzar esse brasilsão!