quarta-feira, 30 de setembro de 2009

30 de Setembro - Dia da Secretária

Hoje é dia da secretária. Essa mesma, que faz tudo, lembra dos compromissos, agenda as viagens, atende os telefonemas, anota os recados, assessora em todos os níveis possíveis, resolve todos os problemas como num passe de mágicas, muitas vezes cuidando até do que é pessoal.
É, eu não sou uma pessoa imparcial para falar do assunto, vocês sabem. Como secretária executiva bilíngue, por formação e convicção, me orgulho e me entristeço com o que vejo sobre secretárias por aí.
Me orgulho do interesse e do conhecimento que as pessoas estão passando a ter sobre a profissão, do aumento das vagas e universidades que oferecem o curso, do aumento das vagas para a área em concursos dos mais diversos órgãos. Mas me entristeço com as mocinhas-bobinhas-bonitinhas que só estão "sendo" secretárias por falta de algo melhor, esperando alguma promoção, sem nenhuma formação ou bom senso para exercer a profissão. Por isso, Conselho de Secretariado já! Essas mesmas que caem no estereótipo da secretária-que-tem-um-caso-com-o-chefe, nossa!, como as piadinhas de mau gosto sobre isso me entristecem.
Muitas pessoas não percebem como as piadinhas denigrem a imagem profissional de alguém. Não é brincadeira, não é legal, eu não vou achar graça. Nunca achei, nem no período da graduação, muito menos agora. Cantar "Secretária", de Amado Batista, perto de mim me provoca raiva. Se for para mim, então, saia da frente, porque você provavelmente não vai gostar de ouvir o que tenho pra dizer.
O que custa respeitar? Quebrar barreiras, vencer tabus e estereótipos? Quem passa pra frente as piadinhas, as brincadeiras de mau gosto, está contribuindo para a continuidade da discriminação entre as profissões. Seja proativo e levante a bandeira do respeito ao profissional que você, ou é, ou tem algum amigo, colega, parente, que seja. Ou você pode fazer como o Christian Pior e dizer via twitter: "Bom dia patrão que vai levar a secretária para comemorar o dia dela no motel. Peça a suíte mais cara e depois do spring love dê folga para a colega". Que coisa mais interessante de se dizer, não? Um dica: não tem o que falar, fica quieto! Não tem respeito com as pessoas? Tenha pelo menos respeito por si e pense na sua imagem pública. Nunca simpatizei com essa pessoa, agora eu tenho motivos redobrados.
Às secretárias queridas, amigas de profissão, amigas de faculdade, amigas da blogsfera, parabéns pelo seu dia, erguam as cabeças e tenham orgulho de quem vocês são. Especialmente: Larissa, Líllian, Denille, Intense e Bel, secretárias queridas da minha vida...

7 comentários:

Jaque disse...

Parabéns a vc amiga e todas as demais secretárias! bjoo!

Constância disse...

Tem parabéns pra vc no meu blog...

PARABÉNS AMIGAAA!!!

BJS

TE AMOOOOOO

July disse...

Parabéns pelo eu dia!! ^^
BJU BJU

Larissa disse...

Assino em baixo!
bjocas

Bel disse...

Oooow, Ju, não liga pra essas babaquices, não!
A gente sabe que se não fosse a secretária, muito chefe tava "na chon", e se ninguém nos valoriza, nós mesmas nos valorizamos.

Na verdade eu não me considero secretária, apesar de assumir a função. Eu não estudei pra isso, não sei fazer o serviço... tô aqui mesmo porque era a última bolacha do pacote, ou a bola da vez no concurso REDA. Enfim... Meu dia ontem foi uma porcaria, só prestou mesmo o almoço. Veja update que vou colocar lá no blog. ;)

Xêrooo

Livia disse...

Parabéns Ju! E esse twitter não é do Cristian.. o dele e' Santo_evandro, algo assim. Esse Christian Pior e' fake! beijos

Taís disse...

Ufff como tem gente babaca por aí, nem dá pra dar atenção. Ignorar é o melhor remédio.
bjos