sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Desafio Literário

Vi no blog da Bel, que viu no Blog em Construção a agenda do Desafio 2010 By RG proposto pelo blog Romance Gracinha – leituras para 2010! Um livro por mês, com algumas exigências específicas. É claro que eu adorei a idéia, né? Porque, sinceramente, não é novidade para ninguém por aqui o quanto eu sou louca por livros. Pra falar bem a verdade, talvez até um pouquinho obsessiva, rs. Tipo, tá bom, eu admito, não consigo me sair muito bem no cotidiano em geral se estou lendo alguma coisa que eu gosto, fico mesmo muito concentrada, absorta, com a cabeça nas nuvens, passo sono, fome, enfim, é um desastre. Mas eu adoooro, amo ler uma coisa bem gostosa e fácil, ou algo realmente interessante e que mexa com meu raciocínio, ou só uma coisa com a qual eu me identifique muito, ou apenas um livro totalmente mulherzinha mesmo. Adoro os livros e todos os mistérios que contém neles.

À custa de me parecer ecologicamente incorreta e contra o desenvolvimento sustentável e responsabilidade sócio-ambiental, devo admitir que não gosto de e-books. Prefiro livros, papel, folhas reluzindo palavras totalmente misteriosas e convidativas à minha frente. Com cheirinho de novo, de velho, de livro. Veja bem, não é que eu não goste de ler pela tela do computador, tem muitos blogs que eu visito por aí que poderiam facilmente desmistificar isso, mas nada se compara ao bom e velho livro. Ao prazer de tê-los e saboreá-los ao meu bel prazer no momento em que eu quiser e quantas vezes eu sentir vontade. E o melhor, sabê-los ansiosos por minha companhia. E também espalhar a magia de suas companhias por aí, quer dizer, não empresto livros para qualquer pessoa, apenas às que são cuidadosas e que eu sei que não vão seqüestrá-los nem nada parecido e com muitas recomendações, diga-se de passagem. Mas, me digam, vocês também não se sentem bem ao mostrar a algumas pessoas desavisadas o quanto elas estão perdendo? Bom, eu sim. Muitíssimo bem, pra ser mais exata.

O Desafio é ler um livro por mês, previamente escolhido de acordo com as regras do Desafio para o mês. É claro que eu não vou conseguir ler apenas um livro por mês, mas farei um relatório/resenha sobre o livro lido para o Desafio todos os meses e juro que estou muito empolgada com tudo isso. É a primeira vez que me ocupo com um projeto desses, sempre vi a Bel cheia deles, me dava vontade de fazê-los, mas ao mesmo tempo, há toda uma responsabilidade em se comprometer, pelo menos, para mim, há. Não gosto de fazer nada pela metade.

Então, segue o desafio para cada mês de 2010:

Janeiro

Um Romance de Banca ao estilo da Nova Cultural, Harlequin, entre outros livros vendidos em bancas. Vale qualquer segmento, Clássico Históricos, Momentos Íntimos, Júlia, Sabrina, etc… (Esse vai ser o mais fácil de todos! Já li uns 5 e ainda nem começou o mês direito)

Fevereiro

Um livro que nos remeta aos contos de fada. Não necessariamente um livro infantil, pode ser uma adaptação, ou até um livro psicológico. (Ainda não pensei muito bem sobre isso, talvez Alice no país das maravilhas ou alguma coisa tipo Eragon ou Crônicas de Nárnia, será que irei gostar?)

Março

Um clássico da Literatura Universal. Só vale aquele que você nunca leu na vida. Sabe aquela coleção em destaque na estante que está lá só para fazer bonito? É lá que você vai pescar esse. (Opa! Adoro Literatura Universal! E tem alguns Jane Austen por aí que eu ainda não li)

Abril

Um livro de escritor(a) Latino-Americano. (Eu gosto de Gabriel García Marquez)

Maio

Um livro chick-lit, ou seja, literatura mulherzinha, estilo Becky Bloom, Bridget Jones, Melancia, etc. (Praticamente eles pulam para mim, me adoram! Acho até que leio um – ou mais – deles por mês. Vou adorar, podem ter certeza disso.)

Junho

Um livro de um(a) escritor(a) brasileiro(a). (Também é fácil, adoro literatura nacional, to pensando em Martha Medeiros, pra ser bem sincera)

Julho

Um livro adaptado para o cinema, cujo filme você ainda não assistiu. (Aí me pegou, porque eu já li muito livro e assisti muito filme na vida. Maaasss, é um desafio, não é? Que graça teria se fosse tudo fácil? Esse eu vou ter que pesquisar. Talvez Brumas de Avalon, sempre quis assistir e nunca consegui.)

Agosto

Um romance policial. Vale os autores mais clássicos ou autores do romance “romântico” policial. (Nunca li Sidney Sheldon ou Ághata Christie, não tenho certeza se vou gostar, mas o bom do desafio é ampliar nossos horizontes)

Setembro

Um romance histórico. (Ahn? Tipo o quê? Épico ou apenas que suas histórias tenham ocorrido há séculos atrás? Pesquisas, pesquisas!)

Outubro

Um livro que contenha uma lição de vida. Pode ser ficção ou não-ficção. (Bom, também vou pesquisar sobre esse. Será que pode ser Marley e Eu ou algo nesse sentido?)

Novembro

Um livro de escritor(a) de Portugal. Com a aproximação ortográfica porque não uma aproximação literária? (Eu adoro Fernando Pessoa e Florbela Espanca. Será que pode ser poesia?)

Dezembro

Um livro (ficção ou não ficção) que tenha a palavra “Coração” no título. (Xiii, esse vou ter que pesquisar bastante, mas não vou desesperar, se não encontrar nada muito substancial, tenho certeza que deve ter milhares de Julias e Sabrinas com “Coração” no título)

É isso, super animada com o Desafio, 2010 vai ser bom demais e cheio de leituras interessantes! ;)

Beijos, beijos!

3 comentários:

Bel disse...

Menina suas dúvidas de "será que pode...?" todas tem somente uma resposta: Claro que pode!
Pode tudo, o desafio É SEU!!!
(Pelo menos é assim que eu encaro!)
Ninguém te obrigou, vc tá fazendo porque quer... claro que pode tudo! hehehe

Beijooo

Juliana* disse...

Jujuuuuuuuu adorei o projeto...e sobre o mês de novembro te apóio super em ler algo da Florbela, ela é indescritível!
Apesar do atraso, te desejo um próspero 2010, cheio de alegrias e bençãos!

beijinhos

Ju

Natália disse...

Eu li o da Bel e gostei da ideia, mas não tive o ímpeto de fazer também.
Só uma coisa: no mês do livro policial, LEIA ÁGATHA CHRISTIE!

=]