segunda-feira, 14 de junho de 2010

Festival de Inverno


Dizer que foi maravilhoso é pouco. Pedro II prometeu e cumpriu, superou minhas expectativas. Os shows foram excelentes e mesmo a cidade estando lotada, não senti falta de nada. Revi pessoas queridas, minha madrinha que é um amor de pessoa, meu padrinho que me mima mesmo que eu não seja mais uma menininha, meus primos doidos, minhas amigas phynas, a cidade em que morei quando criança, fiz novas amizades, enfim, não tinha receita de sucesso melhor, concordam? E isso sem falar em mais uma viagem de carro, com minha motorista favorita, Carol, ao som da minha cantora favorita, Ana Carolina. Perfeito, né?
Ana Carolina sempre conosco nas viagens
Chegamos na quinta à tarde e já aproveitamos para dar uma volta na cidade, circulamos pelo Bar Lá-Kondê, um dos bares mais antigos da cidade e point preferido de todo mundo. Óbvio que encontrei um monte de gente e aproveitei também para olhar os passeios turísticos que prentedíamos fazer: Visita ao Buritizinho e ao Museu da Roça e trilha da Cachoeira do Salto Liso e Gritador. Fechamos o pacote de tudo, menos o Museu da Roça e saiu apenas R$ 20,00 por pessoa. Digam se não vale super a pena? Então, deixamos tudo acertado pro dia seguinte e começamos a curtir o Festival.
Lu
Descansamos até umas 21h, depois nos arrumamos e fomos pra praça, a primeiro pessoa que encontrei foi a Lu, toda trabalhada no profissionalismo, rs, uma bombeira disposta a apagar qualquer fogo! [Lu, não me mata pela piadinha, tá?] Ela estava em Pedro II à trabalho, mas de qualquer forma dava para aproveitar bastante, inclusive até fez uma visitinha à madrinha, que a recebeu cheia de saudades.

Lya
Também encontramos minhas amigas de Pedro II, incluindo a Lya, que eu estava morrendo de saudades, falei dela a semana inteira no twitter. Sabe aquela pessoa que você não vê sempre, mas que a amizade que você tem por ela nunca morre? Continua lá e sempre te faz bem, quando você a reencontra nem parece que se passou um dia sem se verem? Ela é assim para mim, eu a conheço desde sempre, desde criança, nem faço ideia de um dia em que ela não tenha sido minha amiga, não a melhor, mas a de sempre, como ela mesmo diz. E por ela tenho um carinho mais que especial e verdadeiro.
Tem maracuchaça em Pedro II!
O show da Fernanda Takai foi muito bom, a voz dela é toda delicada e perfeita, só senti falta de músicas da época do Pato Fu, que eram as que eu mais conhecia, mas o repertório dela solo está recheado de Nara Leão, que eu não conheço muito, mas mesmo assim curti. Tomamos maracuchaça pra esquentar e batemos muuuito papo com as meninas. Coisa boa assim... de graça!
Carol, Júnior, eu e Jullierme (primos!)
Vai com calma, Carol!
Museu da Roça
A sexta foi cheia de aventuras, começamos o dia visitando o Museu da Roça, um lugar cheio de histórias sobre Pedro II, seus primeiros moradores, suas lendas, a descoberta das minas de opala, além da casa típica do século passado, contando, inclusive, com uma cozinha caipira com fogão à lenha. O Museu tem um espaço de plantação de ervas medicinais, santuário, redódromo, um gruta com a fonte dos desejos e lanchonete para os visitantes. Muito fofo, eu adorei!
Objetos do Museu
Penteadeira - quarto típico do século passado
P2
Fonte dos Desejos
Santuário
Adoreeeei essa placa!
Caminho da felicidade
Mexe o caldeirão, Carol!
Pilão
*.*
Um lugar pra ser feliz!
Com o calor, deu até vontade de dar um mergulho...
Depois do passeio ao Museu da Roça, visitamos o Sítio Buritizinho, um lugar onde a gente confere de tudo um pouco que tem na roça como moagem de cana (as vaquinhas ficam rodando, rodando, rodando... tadinhas!), pratos típicos, beju (tapioca) feito na hora, rapadura e alfenim feitos no tacho fumegante para todos verem e até um trio de forró pé-de-serra para animar a galera. Pense num lugar bom para passar o dia todo!
Forrozinho bom danado!
Beju de farinhada
Tachos de rapadura
Pão de queijo... nham-nham!
Foi difícil deixar o Buritizinho, mas a gente queria muuuito ver a cachoeira (no meu caso, de novo! rs), então continuamos o passeio de picape até o local mais próximo, já que para chegar na cachoeira é necessário fazer uma trilha em mata fechada de aproximadamente 30 minutos. Não, nós não estávamos ansiosas por essa parte do passeio, mas já que não podíamos dispensar, encaramos com força de vontade, rs. Obviamente, o visual é de tirar o fôlego e o banho nas águas geladas vale qualquer esforço.
Cachoeira do Salto Liso
Nós
Mas, nem tudo foram flores no passeio à Cachoeira. Infelizmente, o guia nos deixou (eu, Carol e mais algumas pessoas) por conta própria na volta, com a desculpa que iria atrás de algumas pessoas que tinham ido na frente. Cada um tentou voltar pra picape à sua maneira e nós tentamos voltar pela trilha que viemos, mas logo vimos que não conseguiríamos, então voltamos à Cachoeira e tentamos outra trilha que estava mais movimentada. Seguimos o rastro *Speedo* do calçado de um dos rapazes que estavam no nosso grupo e conseguimos chegar à picape depois de 1 hora de caminhada ao todo. Gente, tadinho do guia quando o encontramos, suadas, esbaforidas, cansadas, hahahaha! Ele ficou tão sem graça, tentanto se explicar todo confuso, que no final acabamos com peninha dele. O bom foi que deu tudo certo e seguimos pra parte final do passeio, o Mirante do Gritador e uma visão perfeita da Serra.
Gritador
Carol e eu
Chegamos em casa cansadas, mas muito felizes com o passeio, apesar dos contratempos. Recomendamos a todos, quem vai a Pedro II não pode deixar de fazer esses passeios. Aliás, pelo menos esses que são os principais, porque a cidade oferece muito mais.
O show de Zeca Baleiro foi debaixo de chuva, mas nem por isso deixou algo a desejar. Muuuito bom mesmo, ele cantou os sucessos que levaram a multidão a cantar junto e não se importar com a chuva que desabava do céu. Carol e eu conseguimos até comprar um guarda-chuva no meio da confusão!
Carol, eu, Lya e Andréa

Eu e LyaCarolzinha linda
Olha a chuuuuva!
Rafael tá em todos os lugares!
Encontrei muita gente em Pedro II, pessoas de Teresina, Parnaíba, de todo canto do Piauí foram conquistadas pelo sucesso do evento. Claro, que o Rafael também estava lá, já que ele não perde nada, rs. Outra amiga querida que esteve por lá foi Natália, minha doidinha preferida, com ela não tem como não sorrir a cada três segundos! Uma pessoa que é impossível não admirar pelo carisma e alegria contagiante!
Naty, eu e Carol
Mas sem dúvida a maior surpresa do Festival foi conhecermos duas pessoas muito queridas que hoje já consideramos amigos. Não faço segredo do fato de que a gente se abre muito mais às pessoas, amizades, possibilidades, quando estamos solteiras. Não estou querendo dizer que vamos pegar geral nas viagens, rs, não tem nada a ver, só que namorados não compreendem que a gente pode fazer amigos sem interesse nenhum. É, concordo que é meio complicado mesmo. Mas minha experiência com viagens me mostrou que solteira eu posso conhecer tanta gente legal, coisa que eu não daria opotunidade se estivesse comprometida.
Bom, mas o que importa é que Airton deu um jeito de se enfiar no nosso guarda-chuva, todo falante e entrosado. Logo descobrimos que ele e o amigo, Eduardo, muito mais tímido, trabalhavam na UFPI, em Teresina, descobrindo em seguida um monte de amigos em comum. Conversamos, trocamos telefone e não conseguimos mais nos desgrudar!
Airton, eu e Eduardo
A galera
No sábado, eu e Carol esticamos a viagem até Teresina, eu tinha dentista inadiável (outra hora eu conto da minha saga rumo aos dentes perfeitos, tá?). Encontramos Martha #melhoramigadomundotodo no shopping, almoçamos (a última coisa sólida que consegui comer por dias) e seguimos pro dentista. Logo depois de uma passadinha rápida na casa da mamys, estávamos na estrada de volta a Pedro II, porque o show da Maria Rita era imperdível!
Ela cantou de tudo e encantou a todos. Ela só é filha da Elis, né? Hahahaha! Finíssima, elegante e toda boa num vestido justinho de paetês! #morrideinveja.
O melhor lugar pra assistir o show! Kkkkk! (Lya, eu, Sharlene, Maria e Andréa)
Meu primo Juju e nós
Nós e o vulto da Maria Rita lá atrás
Carol, Felipe, Fernanda e eu
Meninas
Ooow pernão, Maria Rita!
Depois do show da Maria Rita fomos pro Planeta Diário. Bom, na verdade, uma instalação do Planeta em Pedro II, num jardim grandão de uma casa, com palco armado, iluminação, ambiente eletrônico, bar e tudo mais. Nem lembro que bandas estavam tocando, mas a gente não queria era que a festa acabasse! Último dia, tínhamos que aproveitar ao máximo! Como diria Natália: 'território amigo'!
Planeta
Déééé
'Puliiiiça' (a tenente Sharlene em momento descontração total, rs!)
Gheysa (eita, maguinha difícil!)
A farra só acabou de manhã, depois de tomarmos o café (aliás, eu não, as pessoas que conseguiam comer). Eu e Carol dormimos até umas 11h e acordamos com o Airton no telefone nos cobrando ir no Buritizinho, como havíamos combinado. Fomos, é claro, Buritizinho lotado, todo mundo comendo um monte e eu só no creme de galinha (tenham pena de mim, por favor?!?). Sei que foi muito divertido, conversamos horrores com os nossos novos amigos, tomamos umas cervejinhas, não nos arriscamos no pé-de-serra, mas Carol encontrou uma super diversão que foi enrolar o alfenim que comprou lá mesmo, geeente, parecia criança, super concentrada! E eu, na maior vontade e sem poder comer, alfenim é a cara da minha infância!
Carol e o alfenim - a saga
Ainda passamos na praça da Igreja Matriz pra dar uma olhada nos standes por lá. Muitas opalas lindas pra comprar, assim, uma tentação! É claro que as pessoas me fizeram mais inveja comendo acarajé, enquanto eu só conseguia tomar sorvete por causa dos benditos separadores que o dentista tinha me colocado, mas é a vida, né? Pelo menos eu emagreci, rs!
Voltamos pra Parnaíba sem vontade nenhuma, lá pelas 18h, nos despedindo, mas já com vontade de voltar. E claro, combinando tudo para visitas aos nossos novos amigos em breve. Aliás, coisa que eu já fiz, pois tive que voltar em Teresina na semana passada para tirar os separadores, fazer o molde do meu aparelho e conversar com o meu médico sobre minha cirurgia buco-maxilo, que, enfim, vai mesmo sair.
O saldo da viagem foi mais que positivo, foi perfeito. Já temos planos de estar presentes no Festival do ano que vem, que segundo meu primo está tentando levar Ana Carolina para a 8ª edição. Gente, vocês tem noção do quanto eu vou enlouquecer, né? Me segurem porque eu vou pirar, hahaha!
Bom, claro que está tudo atrasado por aqui, recebi um monte de cobranças no twiter, mas já tenho vários posts em andamento, não vou sumir mais, prometo. Só posso culpar, além das viagens no meio da semana, ao final de período e o meu relatório de estágio, mas já já tô de férias e voltamos à programação normal.
Mas não posso terminar este post (que já está imenso!) sem mostrar para vocês o email lindo que me pegou totalmente desprevenida esta manhã e (sim!) me fez chorar!
Contradição
Olhe, já cansei de escutar e ler que não é boa com números, que a matemática não é a sua área, porém, eu como um bom apreciador da área quantitativa, estudioso da área das ciências exatas, acho que você é muito boa com as operações matemáticas, sim. Você me ensinou que se dividindo o guarda-chuva, conseguimos somar novas amizades, que se dividindo simpatia, multiplicamos sorrisos. E que sorriso você tem, encantador, conquistador e que transforma em um exponencial a satisfação de estar do seu lado. Observei que sua alegria não segue uma distribuição normal, pois nunca fica abaixo da média, eis uniformemente alegre, feliz de bem com a vida, se todo depressivo tivesse uma amiga como você, psiquiatra estava extinto.
Agora parei para pensar, subtrair você sabe também? Espero que não, pois, não quero ser subtraído nunca de sua vida.
Um grande abraço e um grande beijo do seu mais novo grande amigo.
Obs.: Tive a idéia de lhe escrever isto quando estava lendo 'das pessoas lindas do blogworld', quando você fala os elogios que costuma receber, neste texto você cita mais uma vez que a matemática não é sua amiga.

Grande Abraço, Airton Jr.
Agora diz se não é um fofo? Um querido com um coração enorme que me deixa totalmente convencida o tempo inteiro! Agradeço muito a Deus porque em minha vida sempre há pessoas especiais onde quer que eu vá e para essas pessoas sempre vai existir um espaço no meu coração, nunca, nunca, nunca serão subtraídas, viu, meu amigo atuário?
Beijos, beijos, que hoje eu já descontei todos os atrasados!
Post relacionado:

12 comentários:

Anônimo disse...

vc e sua amiga são lindas. adorei o post, a cidade realmente parece ser bem legal. beijos

Juliana* disse...

Fala sério, você mora em um lugar privilegiado...fazer algumas horas de viagem e estar em lugares tão lindos.
E que perigo vocês sozinhas lá na trilha,heim?!!!Que bom que acharam a outra trilha de volta.Gostei muito das fotos!

beijos

Juliana

Carol disse...

Êee adoro PII, e com Maria Rita então não podia ser melhor, a viagem foi ótima, mta gente bacana, os shows perfeitos e minha companheira de viagem piauiense preferida!

Naiara disse...

Essa viagem deve ter sido tudo... todos os anos eu me digo que vou tentar ir e nunca fui no final das contas ;~ainda mais ese ano com formatura! ;/ fica par um p´roximo ano então!

Michelle disse...

Já disse que adoro seus posts sobre suas viagens né?! mas é verdade, as fotos são umas mais lindas que as outras, e sem contar que a gente acaba conhecendo um pouquinho dos lugares que vc visita. O carinho com que vc descreve tudo, as dicas que vc dá, os lugares maravilhosos que vc fotografa, os passeios, a história de cada lugar que vc conta minuciosamente. Dá uma vontade imensa de conhecer cada cantinho desses rs... ouhn /:D

Bjus e continue a nos brindar com essas delicadezas.

Dani disse...

Que bacana são estas fotos sempre que postas.
Parece que a gente foi junto.
hahahahaha
Lindona como sempre.
Só deu frio na foto de biquini..
aqui é um frio de blusão de lã imagina?
beijos Ju

Faxina

Alice Voll disse...

Rapaz, queria ir ter grana pra viajar, viu?
Mas por aqui é tudo tão longe, que nem rola!
E esse negócio no maracujá? Queria experimentar, cara!
Hein, o que é opala? Só conheço o carro!
Eu gosto muito da MR, mas eu amo mesmo é o Pedro Mariano!
Ai, o e-mail é mto fofo mesmo!

Livia Karen disse...

Eu adoro os teus posts de viagens, nos deixam com vontade de ir lá na cidade! E como sempre, fazendo amizade por onde chega. Também, como não se render às graças de Jullyane, né? Tô com bastante saudades suas e tô querendo ir à PHB em julho, vai depender do trabalho. Te amo. P.S: Que e-mail legal hein? Eu sei que tô te devendo um, mas hj à noite sai. Nossa, quantas crases nesses comentário. hahahahahaha. P.S.2:Noooossaaa, que corpinho escultural, a mulher tá é seca!

Luciana Lís disse...

Olha eu aqui!
Fardada, claro - alguém tinha que proteger todo esse povo!
kkkkkkkkkkkkk

Adoro P2 e o Festival, D. Marivone, as bananas e o doce de leite!
kkkkkkkkk [de novo!]

Beijos, Juuu

Lya Gomes disse...

a senhora minha prima esqueceu de mencionar que o melhor lugar para assistir ao show da Maria Rita foi eu que escolhiii..kkkkkkkkk
a Sharlene ainda hoje me xinga por isso...kkkkkkkkkkkk
adorooo!
ow saudadeees!
bjus

diadesopa disse...

Jully, querida!
Oh, tava com saudade de vir aqui ler teus posts de viagens. Tu sabe, eu amo teus diários de viagem e queria muito conseguir descrever minhas viagens assim em detalhes tão interessantes. E as fotos? Adoro as fotos!

p.s: O Um Pouco de Bossa está fechado, mas continuo postando no Dia de Sopa.

beijinho,
Natália

Melanie Brown disse...

Nosaaaa, viajei contigo, não poderia deixar voce ir sózinha com minha tbm cantora favorita, Ana Carolia, rs!! Que post bacana... Gostinho de saudades "matada", muito bom!!!

BJoO'