sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CONSUB 2010 - Porto Alegre (RS)


Ainda não tinha mostrado para vocês minhas fotos em Porto Alegre, no Congresso das Secretárias das Universidades Brasileiras, né? Adorei a cidade, o clima perfeito da primavera, por volta dos 16º (friozinho, mas nem tanto, ainda bem, afinal eu sou de Teresina, né?), a UFGRS, todas as pessoas gentis e educadas que me atenderam ou conversaram comigo, enfim, uma viagem que valeu muito a pena. A cidade é linda, andei muito de táxi e de ônibus, deu pra conhecer muitas ruas, pontos turísticos, parques com pessoas fazendo caminhada e criancinhas brincando às duas tarde (o que torraria qualquer mortal em Teresina), shoppings, pessoas. Bati muita perna, vocês não tem noção! Logo, achei uma companheira à altura, então, foi só alegria!
Cheguei em Poa (olha que íntima!) no domingo, dia 26.09, direto do aeroporto pro apartamento da Carine (irmã da Carol), mas já muito tarde, então o clima foi só de fofoca e soneca.Na segunda (27.09), muito intrépida, lá fui eu - de ônibus, segundo os ensinamentos de Carine - pro centro, encontrar com as amigas secretárias e explorar o centrão, cheio de lojas, ladeiras e promoções de queima de estoque de inverno. Almoçamos, passamos no hotel das meninas e depois fomos pro Barra Shopping Sul e eu me encantei com uns óculos da Triton lindérrimos, a Saraiva Megastore e uma outra loja de livros que tem lá e que não lembro mais o nome, mas que passei uma boa meia hora dentro dela salivando. Eu poderia me perder lá dentro, nunca mais ser encontrada e nem perceber a passagem do tempo (como o País das Fadas das Brumas de Avalon).
À noite fomos pro credenciamento e abertura do Congresso e nos encantamos com a UFGRS. O Campus imenso, a Reitoria um luxo só, o auditório (aliás, tá mais pra um teatro) enorme, comportava mais de mil pessoas. No coquetel, ao pedir para uma moça tirar uma foto do nosso grupo, fiz uma amiga, Jaqueline, da UNIR, de Rondônia e ainda nem sabia disso. As amigas secretárias foram embora logo depois do coquetel e como ainda era cedo, eu e minha nova amiga fomos bater perna no Shopping Iguatemi.

Abertura
Den e euUFGRSCONSUB 2010 Apresentação cultural Delegação da UFPI: Clauridete, Amparo, Denille, eu e Raquel
No dia seguinte, terça (28.09), começaram os ciclos de palestras, mas entre os intervalos, aproveitamos para almoçar em locais diferentes, visitar shoppings, comprar lembranças de Poa para a família e os amigos no Bolicho Gaudério e bater muita perna. Comprei horrores, inclusive uma super bota linda de salto alto e camurça preta que eu jamais vou usar em Teresina (e no nordeste), mas não resisti porque estava muito barata. E eu até nem sou tão consumista assim, mas andava com a pessoa que mais queria levar Porto Alegre na mala, então acabava dando as minhas escorregadas, rs. Jaque fez da minha viagem muito mais bonita, Porto Alegre sem ela com certeza não teria tido o mesmo brilho.

Raquel, Den e eu
Palestras
EstrelinhasJaque and mePiauí no Rio Grande do Sul Apresentações de CTG's nos intervalos
À noite, eu e Carine fomos pra Dublin, um pub irlandês em que Carine é assídua, bem legal. Encontramos Marsy e Cris e fofocamos horrores, rs. Apesar de que as meninas não demoraram muito e ficamos só eu e Carine, foi muito bom. Encontrei uma caipimorango de vodka e não quis outra vida. Não peguei ninguém, como sempre só os trambolhos me paqueraram, mas ri demais!

Nachos
Eu, Cris e Marselha Marsy, Carine e euAprontando... nós??? Adoooooro!
Na quarta (29.09), mais e mais palestras. Como em todos os congressos, umas mais interessantes, outras cansativas, mas sempre há espaço pro conhecimento. No intervalo, fomos almoçar no El Viejo Panchos, um restaurante uruguaio excelente e muito bem frequentado (tinha foto de artistas cobrindo todas as paredes!), almoçamos ao lado do Gianechinni, hahahaha! E nossa, comemos uma salada ceasar e um brochet de cordeiro que não era desse mundo, muito delicioso. Fomos no Iguatemi de novo, que Jaque queria comprar toda a loja da Lugano (e da MAC também, mas não deu, né?).
Voltamos para a UFGRS e assistimos mais palestras, que enfim era esse o principal motivo de estarmos lá (ahn? era mesmo? rs). Mas, terminamos o dia no Arte Freddo, uma boutique de sorvetes. Tomei um sorvete de creme de leite e um de chocolate simplesmente divinos. E tinha os mais diferentes sabores: tiramisú com calda de frutas vermelhas ou com calda de figo e nozes, manjericão com calda de morango, chocolate com pimenta, gianduia com avelã, tapioca com calda de maracujá e manga com calda de pimenta ou gengibre. Inclusive sorvetes salgados, como os de gorgonzola e azeitonas pretas, que eu, na minha ignorância, nem sabia que existiam.

Me sentindo!
Parceria é parceria! Sacada da ReitoriaEle tá me seguindo! El Viejo Panchos Dá pra ver o Giane? Casa do Visconde de Sabugosa no Iguatemi Jaque no Arte Freddo
À noite fui na Dublin, de novo, dessa vez com Carine e Bina, uma amiga muito querida que eu não via há tempos, então, óbvio que fofocamos um monte. Pena é que não tem foto, porque a câmera inventou de descarregar, mas foi uma noite muito divertida. Bina é uma dessas pessoas iluminadas que não tem como você não gostar, um amor de pessoa!
No último dia em Porto Alegre (30.09 - dia da secretária!), fomos assistir a última palestra pela manhã na UFRGS e pegar nossos certificados, depois do almoço nos encontramos com Jaque para dar mais um passeio no centro, mas nosso vôo era à tardinha, então não demoramos muito. Bina foi me pegar no apartamento da Carine (e deu carona pra Jaque também) e me levou no aeroporto. O vôo foi tranquilo, mas cansativo e cheguei em Teresina à meia-noite, debaixo de um calor singelo de 35º, rs.
Centro de Poa

Porto Alegre me encantou, pela sua diversidade e beleza, espero voltar em breve e ter tempo de conhecer a Serra Gaúcha, Gramado, Canela e todas essas belezas.
Update - 22.11.10
Esqueci de dizer que o próximo CONSUB será em Minas Gerais (Uberlândia), em 2012. Não é possível que não dê certo eu conhecer a Dani, né?
Beijo, beijo!

Post relacionado:

5 comentários:

Anônimo disse...

vc ficou muito bonita com essas roupas de frio, casacos e echarpes. poá te fez bem. coisa linda. beijos

Livia Sousa disse...

Conheço Gramado e Canela. Só não vai se perder com os chocolates. Nem parece que é o Brasil! Hahahaha. Beeeijo

Dani disse...

Então andastes por aqui.
bacana
Turistas amam mesmo.
Eu que não sou fã mais.
Aqui é o fim do mundo.
hahahahaha
POA
SEM acento.
Beijos Jully

Anônimo disse...

dá pra ver pela foto de vc subindo a escada que sua bunda é grande mesmo. hhahahahahahahaahahahaha

Aline Monteiro disse...

Ei, Jullyane!
Eu sou de Minas e a-do-ro o sul do país. No RS, só conheço Gramado e Canela e sou doida pra conhecer POA. Imagino como deve ter sido bacana sua estada lá!
Bjo!