quarta-feira, 23 de novembro de 2011

10% do PIB na Educação Pública já!



Bom pessoal, eu sei que nem todo mundo se interessa por questões políticas ou de interesse coletivo, mas me sinto no dever de conscientizar vocês da importância de ser investido 10% do PIB já na Educação Pública desse país - já! Para vocês terem uma ideia, atualmente é investido cerca de 5%, sendo que no Plano Nacional de Educação que vigorou de 2001/2011 a meta estabelecida era chegar aos 7%, mais uma das metas que não foram cumpridas e que o Governo atual quer estender para 2021, ou seja praticamente 20 anos de atraso na Educação. 

O Brasil caminha para ser a 5ª economia mundial, mas temos a 3ª pior distribuição de renda do planeta. Isso sem falar que nossa média de escolaridade é de 7,2 anos, similar a do Zimbábue, que tem o pior IDH do planeta (nem moeda corrente eles tem!). Somos cerca de 14 milhões de analfabetos plenos (10% da população!) e 30 milhões de analfabetos funcionais (cerca de 1/4 da população!). 

Não podemos aceitar o argumento de que não há recursos para a Educação enquanto não falta para o pagamento da dívida pública (que compromete quase a metade do PIB), as isenções fiscais para o setor empresarial, o recurso público usado para a Copa e as Olimpíadas, o dinheiro público que se perde na corrupção. Há verba, é preciso reverter as prioridades, garantindo o investimento público na implementação dos direitos sociais universais. Sei que a maioria que lê esse blog é consciente e estão no grupo da população privilegiada, mas é importante que também façam a sua parte, votando, disseminando o plebiscito e até se engajando nessa campanha nacional. 

Votem a favor, pessoal! Procurem se informar quais escolas e universidades estão recebendo votos, é só clicar aqui.

Beijo, beijo!

Links relacionados:

3 comentários:

Sandra disse...

Juliane, parabéns pela sua iniciativa, é muito louvável de sua parte se preocupar com a Educação no paí. Tbm não entendo mto de política, essas coisas, mas vou procurar votar. Beijos

Sandra disse...

*país

Lulu on the sky disse...

O Brasil pra crescer tem q investir em educação. Parabéns pela iniciativa.
Big Beijos