sábado, 21 de abril de 2012

.sobre o XXI Confasubra.


Eu já contei tudo o que aconteceu de politicamente importante no Confasubra no Informação Sindical, mas como não cabe o pessoal por , vim contar um pouco pra vocês sobre os dias incríveis que passei em Poços de Caldas - MG. Chegar num congresso da magnitude do Confasubra assusta um pouco, mas é tão incrível que o frio na barriga é daqueles bons. Na verdade, incrível foi a palavra de ordem desse congresso: lugar e pessoas incríveis. Sem contar da convivência, do aprendizado, da experiência. Tudo incrível!

Primeiro, a cidade. Poços de Caldas é linda! Uma cidade serrana toda organizadinha, bem iluminada, com ruas largas e um clima ameno. O hotel do evento, Golden Park, é uma beleza também. Na verdade, os mais de mil congressistas foram distribuídos em cinco hotéis da Rede Nacional Inn, com as despesas de hospedagem, alimentação e locomoção para o Hotel/Cenacon all included.

É claro que eu comi demais: comida mineira e queijo branco com doce de leite de sobremesa é golpe baixo em qualquer dieta, né? Aproveitei muuuito!

Vilage
Golden Park ao fundo

Aprendi muito, tive aulas intensivas sobre política, conjuntura, articulação, mobilização, companheirismo, responsabilidade e força sindical. Tudo junto, misturado e sem sequência lógica. Na prática, que é onde conta mais. E com o apoio de pessoas experientes, inteligentes e engajadas no movimento, mas ao mesmo tempo, disponíveis para ajudar quem está iniciando.

Falando sobre a experiência de ajudar a contruir a CSP Conlutas, no Piauí

Fui como a única representante, na minha delegação, do coletivo Base, que é a frente de esquerda dentro da Fasubra e apesar das brincadeiras sugestivas, fui bastante respeitada pelos meus conterrâneos 'Tribais', até porque fui com minha posição muito bem definida. Chegando ao Congresso, me juntei com as pessoas do Base/CSP Conlutas, que eu tinha contato pelas redes. Além de muitas outras pessoas de outras correntes ou que não eram ligadas a nenhuma delas. Pensamentos, conceitos, ideias e análises diferentes acerca de um mesmo cenário. Uma explosão de diferentes perspectivas. Incrível, incrível, incrível. Não tem como eu dizer o quanto foi gratificante para mim. 

Orgulho em ser CSP Conlutas
André, meu pelego favorito!
 Visual novo, vocês curtiram?


Márcio - Paraná
Fabinho - Rio de Janeiro
Lena - Paraíba
Dircélia - Pará
Marcelino - Paraíba

 
Simea - Minas Gerais
Gibran - Goiás
 Barela - Rio Grande do Sul
Lenilson - Pernambuco e Mirtes - Minas Gerais
O casal Vânia e Doni - São Paulo
 
Chapa 3 - Oposição Unificada

Fábio - Sergipe
CSP Conlutas

Esse Congresso vai ficar marcado para sempre na minha vida, um divisor de águas, um aprendizado intenso e maravilhoso, um catalisador para as lutas futuras. Agradeço a todos os companheiros da minha base que confiaram em mim para realizar esse trabalho e a todos os militantes que conheci durante essa semana, que contribuíram (e ainda vão contribuir) muito para o meu processo de formação sindical.

Foi incrível!!!

Os posts com as avalições sérias estão aqui:

3 comentários:

Anônimo disse...

Julyane, que linda que vc ficou, e cada dia mais engajada, parabéns.

Eterno Retorno disse...

A cada post seu vejo o quanto vc é uma inspiração e exemplo para minha trajetória futura! Ei, responde meu email querendo te encontrar on line para conversarmos!
Bjossssss

Júuh . disse...

Juuu que orgulho de você!!!
E esse visual??? AMEEEI, tá lindona!!!!

Coragem e sorte nessa sua jornada que não é fácil!

Beeijo, flor!