quarta-feira, 4 de março de 2015

#vidafit

Minha vida ano passado foi um turbilhão e esse ano tenho tentado organizar algumas coisas, mas como é necessário ter foco, resolvi me atentar a três coisas: cultivar um estilo de vida mais saudável, com prática de exercícios físicos e alimentação balanceada, me organizar financeiramente para comprar meu canto e  voltar a estudar (concluir a monografia da pós e passar numa seletiva de mestrado). Quanto a esse último, admito não ter feito nenhum progresso, mas em relação ao primeiro já tenho tomado algumas atitudes (o segundo tá caminhando pra dar certo, veremos).

Em janeiro comecei a praticar bodypump, que é uma modalidade bem puxada, com várias séries de levantamento de pesos, remadas, arremessos e agachamentos, como se fosse musculação, mas bem mais dinâmico e divertido, já que as aulas são coletivas e os movimentos sincronizados com música (de ótima qualidade, diga-se de passagem). Descobri que adoro o bodypump e isso é inédito, todas as vezes que tentei ir pra academia era como uma obrigação, um esforço terrível e fatalmente eu desistia não muito tempo depois. Então, tô super animada por enfim ter descoberto algo que me dá prazer em fazer e onde eu posso perceber claramente o condicionamento do meu corpo evoluir. Vou à academia no mínimo três vezes por semana, mas em geral, consigo ir quatro (apenas numa semana consegui ir cinco!).

Comecei, ao mesmo tempo, uma dieta de reeducação alimentar, e com exceção do carnaval, também tenho evitado bebidas alcoólicas. Já perdi alguns quilos, só que ainda estou bem longe do que pretendo, mas meu objetivo é mudar meus maus hábitos, a perda de peso apenas faz parte do processo, não tenho pressa. Tentei fazer dança fitness, mas sinceramente dançar pararatimbum e a muriçoca soca soca não dá pra mim e desisti. Semana passada iniciei o pilates, mais por causa das dores na lombar e falta de flexibilidade, mas tenho que enfrentar algumas realidades:

- tô toda torta, com escoliose na lombar, coluna em s, mais um monte de problemas resultantes do sedentarismo de outros tempos, má postura e falta de ergonomia no ambiente de trabalho;
- não tenho praticamente nenhuma flexibilidade (todos os tendões são bem encurtados), o fisioterapeuta disse que pra ficar ruim ainda tenho muito que melhorar e que dificilmente serei uma pessoa realmente flexível (adeus, olimpíadas);
- não estou fazendo pilates fitness, mas em princípio o clínico, para correção dos problemas já citados;
- os exercícios são vagarosos e doloridos, mais como se fosse uma fisioterapia (o que é, de certa forma), mas tenho feito progressos; 

É claro que não vou reverter uma vida toda de sedentarismo em dois meses, meus planos são de médio/longo prazo. Pretendo continuar levando os dois, já que servem a propósitos diferentes, mas estou bem feliz porque é a primeira vez que realmente tenho curtido a prática de exercícios e isso, por si só, é uma vitória incrível. Quero envelhecer bem e ter saúde, os vinte anos daqui a pouco se despedem e preciso começar a cuidar do meu corpo com mais zelo. Não tenho intenção, muito menos interesse, de viver pra isso ou me tornar paranóica com alimentação, mas sim de dosar os excessos e equilibrar minha vida.

5 comentários:

Bel disse...

Vai com fé, Ju!
Eu vivo essa realidade tb, e ainda mais agravada pela idade e pelo tempo de sedentarismo maior do que o seu. Mas estou no pilates (agora com neopilates, que é mais divertido) e treino funcional.
Haja grana, mas resolvi que é melhor investir em mim do que gastar com qualquer outra coisa.

Beijo, e sucesso na nova fase!!!

Anamyself disse...

Isso aí, Ju!
A certeza de estar se sentindo bem e batalhando para uma vida longa e saudável é a melhor parte dessa mudança de comportamento.

E força no Pilates!

Mariflan Sala disse...

Juuu,

Você ainda atualiza? Rs... Das poucas que estou vasculando no meu que ainda está n'ativa. Que bom!

Beijos...

Jullyane Teixeira disse...

Mari, assim... atualizo muito de vez em quando, mas ainda não desisti!
Saudades, beijos!

Natália disse...

Ju, fico feliz em saber que você tomou essas resoluções. Curiosamente, hoje também recomecei a fazer atividade física pela milésima vez. Espero que dessa vez eu consiga persistir. Minha ideia é bem como a sua: cuidar da saúde mesmo, afinal, os 20 anos estão quase dando tchau. :*

Tô voltando com Um Pouco de Bossa. sdds blogar. Que bom que você ainda atualiza o Vermelhas Unhas. (: